[A importância do treinamento para os profissionais]

O treinamento é um dos meios pelo qual o profissional adquire novos conhecimentos e aprofunda suas técnicas. Um bom treinamento é, com certeza, uma vantagem para um profissional, pois nesse processo ele poderá desenvolver suas capacidades e habilidades, se tornando mais bem preparado para exercer suas atividades. A prática de treinamentos é um ganho ainda maior à empresa, já que mantém seus profissionais preparados e alinhados a suas expectativas. De acordo com a 15ª edição da Pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil com Indicadores e Tendências em Gestão de T&D divulgada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), 55% do investimento em Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas (T&D) é destinado a cargos de liderança. Na RS Serviços esse cenário é diferente: 80% dos treinamentos são realizados com colaboradores e apenas 20% é destinado aos cargos de gestores e líderes. “O treinamento é feito por uma equipe especializada. Para que o colaborador apresente um bom resultado no cliente, ele precisa ser treinado constantemente. Nós realizamos treinamentos internos, que têm como objetivo avaliar e preparar o colaborador para ingressar em um novo desafio, e externos, com os quais buscamos reforçar algumas normas e práticas, para capacitá-los a obter melhores resultados relacionados à qualidade do serviço”, afirma Gabriela de Oliveira, do setor de Treinamentos da RS Serviços. Os treinamentos variam de acordo com as profissões e postos ocupados. Geralmente eles contêm conteúdo teórico e prático, para que todos saibam como atuar na hora do serviço. Há, ainda, a preocupação constante em manter esses treinos. “Alguns postos visitamos para realizar a “reciclagem”, em outros, essa necessidade de treinamento se dá para tratarmos de algum assunto determinado, como por exemplo, postura, liderança, trabalho em equipe e outros”. A capacitação serve também para reter talentos, pois o sentimento de valorização se faz presente após a empresa disponibilizar estudo e preparo para seus colaboradores. Gabriela conta que durante os treinamentos da RS é realizada uma avaliação para entender a necessidade de cada colaborador. “Aplicamos treinamentos que têm como objetivo reforçar algumas normas, tirar as dúvidas dos colaboradores, entender como está a qualidade no serviço prestado e aplicar o treinamento prático para capacitá-los cada vez mais, além de desenvolver novos conhecimentos”, destaca. Treinamento de novos colaboradores: integração Um momento muito importante para um colaborador é o da acolhida. Ao começar um novo emprego, todos estão um pouco inseguros sobre tudo que será realizado, por isso, a integração, etapa de treinamento inicial, é de extrema importância. “Ela tem papel fundamental para que o colaborador inicie sua nova jornada confiante e com altas expectativas sobre a empresa. Nesse processo, são apresentadas todas as informações e é o momento em que todos podem tirar as dúvidas que possam ter sobre o novo momento. O Colaborador bem informado de seus direitos e benefícios e treinado com os equipamentos necessários para a função, se torna apto a exercer a função com qualidade”, explica Gabriela. Gabriela de Oliveira é supervisora de treinamento e desenvolvimento da RS Serviços. Graduada em pedagogia, a profissional conta com experiência na área de educação e logística.