[A terceirização de serviços e a gestão de produção industrial]

Uma indústria possui diversas necessidades para seguir operando de maneira lucrativa e segura.

Sua gestão de produção é focada em processos para aumentar a eficiência, reduzir custos e certificar sua qualidade. Um gestor que atua em uma indústria tem a função de garantir a qualidade final do produto e acompanhar todos os processos de produção gerenciando as interações entre os distintos níveis e departamentos.

Você pode estar se perguntando: e o que isso tem a ver com terceirização e quais benefícios a contratação de uma empresa especialista em facilities pode trazer a uma indústria?

Imagine um gestor de produção de uma indústria que tenha de lidar com todas as variáveis relacionadas diretamente ao tipo de produto que fabrica e que, ao mesmo tempo, tenha que gerir áreas que atuam em um espaço comum, mas que não têm relação direta com o produto final e escopo da produção, como os profissionais de limpeza e controle de acesso. Pode ser que esse profissional acabe dispendendo muito tempo com algo que não é seu campo de atuação, certo?

É nesse momento que empresas especializadas em facilities vêm para somar. “A vantagem mais evidente de se terceirizar parte dos serviços em uma indústria é o foco que a empresa contratante pode ter na sua atividade principal”, ressalta Adriano Cavalcante*, COO da RS Serviços. A terceirização de serviços, como portaria e limpeza, por exemplo, permite que a indústria direcione a atenção toda ao seu foco e a sua área de expertise, potencializando sua gestão segmentada.

A terceirização de serviços em indústrias garante uma maior eficiência e qualidade nas atividades realizadas, já que as empresas contratadas também são especialistas nas áreas de atuação em que trabalham. Sendo assim, elas ficam responsáveis por disponibilizar profissionais altamente preparados, treinar e atualizar as equipes para os setores de portaria, limpeza e recepção, para que a indústria centre seus esforços no que realmente exige a expertise do corpo técnico e administrativo do seu segmento. Inclusive, contam com quadros de profissionais para eventuais substituições que se façam necessárias de forma ágil.

“Ao se terceirizar essas áreas que não estão diretamente ligadas ao escopo da produção, o foco da indústria fica totalmente voltado à busca de profissionais apenas do seu ramo de especialização. E parte fundamental para a indústria seguir em bom funcionamento, como segurança e limpeza, passa a ser praticada por profissionais treinados e qualificados por uma empresa que entende do assunto”, conclui Adriano.

Sobre as áreas de monitoramento e controle de acesso e limpeza.

O monitoramento e controle de acesso de uma indústria prevê uma análise realizada por especialistas que irão determinar quais as melhores soluções e como o processo será praticado no dia a dia, além da disponibilização de profissionais treinados e capacitados para as funções necessárias. O planejamento e determinação do que será efetivo é feito de acordo com a necessidade de cada cliente.

O segmento da limpeza também exige profissionais qualificados, ainda mais em tempos de Covid-19 quando a biossegurança se faz ainda mais presente com o aumento da necessidade de higienização e desinfecção de ambientes com maior frequência. E nesse quesito, a empresa de terceirização vem para somar, trazendo soluções eficientes e ágeis, uma vez que possuem experiência nessas contratações e preparações. * Adriano Cavalcante é CCO da RS Serviços. Possui graduação e pós-graduação em administração pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV) e possui 23 anos de experiência na área de terceirização de serviços.