[Dia do Profissional da Limpeza: profissão passou a ser muito mais relacionada à saúde após pandemia ]

No dia em que se comemora as funções que fazem o asseio e limpeza dos espaços pelos quais transitamos, vale ressaltar a importância desses trabalhos para a saúde e bem-estar de todos.

A limpeza tomou lugar de destaque entre os assuntos que estiveram em alta durante a pandemia. Isso se deve ao fato dela ter sido forte aliada para manter pessoas e espaços seguros em meio a circulação do vírus que assombrou a população em todo o mundo.

Desde então, os hábitos com limpeza mudaram, tanto com relação a higiene pessoal quanto de ambientes, e tendem a seguir como protagonistas no pós-pandemia, já que novas cepas e até mesmo novas doenças têm surgido e estão sendo monitoradas por toda a população, que antes não acompanhavam tão de perto o assunto e por já serem parte da rotina atual de grande parte das pessoas.

Além disso, o que pôde ser observado é que a limpeza teve papel fundamental não só para saúde física das pessoas, mas também mental, já que estar em um local asseado e até mesmo desinfectado fez com as pessoas se sentissem mais seguras. Sendo assim, a população passou a dar a devida importância à limpeza e sua relação com a saúde.

“As pessoas passaram a entender que a limpeza tem a ver com saúde. Antes isso não acontecia. A limpeza é mais do que limpar. É muito nítida a mudança de visão das pessoas. Elas estão mais preocupadas com a limpeza e sempre a relaciona com saúde agora.”, relata Ana Claudia, Instrutora de treinamentos da área de limpeza da RS Serviços.

 

Limpeza de ambientes corporativos e sua influência na rotina de trabalho

A preocupação com limpeza não só cresceu nas casas, mas também no mundo empresarial. Em estudo realizado pela Green Building Association, constatou-se que um ambiente limpo e organizado tem ligação direta com os resultados das equipes. Segundo a organização, a limpeza influencia na produtividade de uma corporação em grandes proporções. Em escritórios, a produtividade aumenta cerca de 16% se o ambiente estiver adequadamente limpo. Já em uma fábrica, o fluxo de trabalho cresce 40%, de acordo com a análise feita pela instituição.  

Inclusive, de olho nesse movimento, o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo (SEAC-SP) lançou uma campanha intitulada “Limpeza é Saúde”, com o objetivo de relembrar que ambientes limpos da maneira adequada impactam direta e positivamente na vida e na saúde das pessoas, focando no fato de que isso é válido tanto para o âmbito pessoal (físico e mental) como para o empresarial, já que muitas das doenças estão ligadas ao ambiente em que as pessoas passam grande parte do dia: o do trabalho.

 

Dia do profissional da limpeza

Muitas são as profissões que zelam pelo asseio, limpeza e conservação de espaços, sejam eles públicos ou privados.  Dentre elas, estão os auxiliares de limpeza dos mais variados segmentos, líderes de limpezas, agentes de desinfecção, garis e outros. São eles que, com dedicação, fazem com que as pessoas se sintam mais seguras e melhores por onde quer que estejam, pois são esses indivíduos que mantém ambientes e espaços, como ruas, comércios, empresas, escritórios, condomínios e casas, limpos e organizados.

“É muito importante gostar do que se faz. Isso se torna um diferencial. Eu sempre gostei de atuar com limpeza. Hoje estou nessa posição de instrutora, pois sempre fiz meu trabalho com muito carinho e detalhe. Sempre por amor”, relata Ana, que já trabalhou em diferentes frentes da limpeza. Ana começou como diarista/mensalistas, passou pela limpeza profissional e, atualmente, atua como líder de treinamento na RS Serviços.

E hoje, dia 16 de maio, é comemorado o Dia do Profissional de Limpeza. A RS Serviços presta sua homenagem a esses profissionais que são tão importantes para o bem-estar da sociedade. “Celebramos o dia de hoje com a alegria de conviver ao lado dessa gente tão aguerrida e batalhadora. Eles são nossa razão de ser e continuar trabalhando. Que encontrem nessa profissão tão nobre a realização por sua dedicação e afinco”, comemora Clovis, CFO da RS Serviços.