[Dia do Profissional de RH – O setor que cuida de nossos mais de 5.500 colaboradores! ]

Muitas vezes, relacionamos os profissionais de RH basicamente à gestão de pessoas, como as responsabilidades pelas folhas de pagamento e benefícios, e pela área de Recrutamento & Seleção, vinculando isso apenas à análise de candidatos e contratação.

Mas você já parou para analisar quão complexo pode ser um setor de RH? São os profissionais que atuam nele que acompanham toda a jornada experiência dos demais colaboradores, inclusive deles mesmos. Ou seja, é o setor que acaba por cuidar das pessoas que estão ali e em outros setores.  

São eles que têm que pensar de maneira estratégica e ao mesmo tempo humana. Afinal, eles lidam com o maior capital das empresas: o capital humano. Eles são responsáveis pelo Recrutamento & Seleção, além da gestão dos recursos humanos, como já citamos anteriormente, mas isso envolve diversos aspectos, como atração e retenção de talentos, treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, planos de carreira, estratégias para melhorar a qualidade de vida dos funcionários, gerenciamento de avaliações, necessidade de novas contratações e até demissões. Fica também a cargo deles a promoção de desenvolvimento individual (motivação), dos grupos (liderança e conflitos) e da própria organização (cultura organizacional).

Na RS, temos mais de 5.500 colaboradores que atuam nas mais diversas frentes. Ou seja, nosso setor de RH tem muito trabalho a fazer e sabemos que podemos contar com ele. Por isso, a RS parabeniza a todos que fazem a diferença na vida das pessoas e da empresa. Parabéns a você que é profissional de RH.

 

Sobre a data – O Dia do Profissional de RH começou a ser comemorado em 1976, quando surgiu a Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas, a WFPMA (World Federation of People Management Associations). No Brasil, a data começou a ter mais força com apoio de Genézio Lucone por meio da Associação Paulista de Administração Pessoal, atual Administração Brasileira de Recursos Humanos (ABRH).