No mês das mulheres, dados mostram que desigualdade entre gêneros ainda é significativa
Postado em Outros | 08 de março de 2022
![No mês das mulheres, dados mostram que desigualdade entre gêneros ainda é significativa [No mês das mulheres, dados mostram que desigualdade entre gêneros ainda é significativa]](https://rsterceirizacao.com.br/uploads/images/2022/03/no-mes-das-mulheres-dados-mostram-que-desigualdade-entre-generos-ainda-e-significativa-1646747817.jpg)
A desigualdade ainda existe.
Mundialmente, cerca de 2,4 bilhões de mulheres estão em desvantagem. No Brasil, a liderança ainda é algo que elas buscam.
Divulgado no começo deste mês, o relatório Mulheres, Empresas e o Direito 2022 do Banco Mundial demonstra que cerca de 2,4 bilhões de mulheres em todo o mundo têm menos oportunidades e direitos econômicos que os homens. Além disso, a diferença entre os ganhos esperados ao longo da vida de homens e mulheres é de US$ 172 trilhões de dólares.
Este março, mês que é dedicado às mulheres, é um excelente momento para refletirmos o quanto ainda falta para elas alcançarem a igualdade em diversos setores. A reflexão sobre a luta e as conquistas das mulheres, principalmente por igualdade e respeito, é urgente.
Liderança – Também divulgado este ano, no final de janeiro, o Gender-Equality Index (GEI), da Bloomberg, que traz um estudo feito com 418 empresas presentes em 45 países, mostrou que apenas 31% dos conselhos coorporativos são compostos por mulheres.
No Brasil, o cenário não é diferente. Um exemplo é o resultado do Relatório Global de Gênero do Fórum Econômico Mundial (Dados Brasil), que mostra que apenas 39,4% dos cargos de gestão no país são de mulheres. Somado a isso, a taxa de desemprego entre o público feminino é maior que a do masculino, segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e estudos mostram que foi ainda mais afetada com a pandemia.
Algumas empresas já estão na busca da equidade de gêneros e querem reverter esse quadro, trazendo igualdade entre homens e mulheres. Na RS Serviços, 65% dos cargos de liderança são presididos por elas. Além disso, a empresa mantém um número de colaboradores de ambos os gêneros em equilíbrio, já que quase 50% do total de trabalhadores do setor administrativo da empresa são mulheres.
Wendy Tavares, Coordenadora de Relacionamento Comercial da RS Serviços, conta que as oportunidades são as mesmas para ambos os gêneros e que sempre teve um plano de carreira na empresa. “Comecei como assistente comercial e fui conquistando espaço até chegar na minha posição atual. Nunca me faltaram incentivos e reconhecimento. Aqui na RS Serviços a liderança feminina é muito unida e todos ganham com isso”, destaca.
Dia Internacional da Mulher – A data comemorativa foi oficializada na década de 70 pela ONU e simboliza a luta das mulheres por condições igualitárias. Que essa luta seja vencida e que todos tenham os mesmos direitos.