Marcio Rachkorsky: Dicas para uma boa convivência entre vizinhos
Marcio Rachkorsky: O relacionamento entre vizinhos virou até tema de série na tela da Globo. Há algumas semanas, estreou na tv […]
O Instituto Simbora Gente tem o intuito de favorecer o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos dentro do espectro autista e, também, pessoas com deficiência intelectual, entre elas indivíduos com a Síndrome de Down (T21), acompanhando mais de 100 famílias nas mais variadas atividades que oferece e realizando a inserção no mercado de trabalho.
Por meio da parceria com a RS Serviços, realiza palestras, sensibilizações temáticas e mobilizações a fim de estimular o diálogo sobre a respeito à diversidade humana.
Assim, no dia 18 de março, das 16h às 16h30 e das 16h30 às 17h, promoverá o encontro sobre o capacitismo, que consiste em qualquer tipo de discriminação contra uma pessoa em função da deficiência.
Capacitismo institucional
Manifesta-se pela reprodução de discursos que reforçam concepções de passividade, de opressão, de invisibilização, resultando em exclusão e sofrimento, como:
O capacitismo é estrutural quando as barreiras à participação são naturalizadas e seguem desapercebidas.
Assim, todas as pessoas devem assumir a responsabilidade na eliminação do capacitismo, afinal a deficiência não define a personalidade da pessoa.
Fonte: Guia Combata o Capacitismo 2024 (Ministério da Saúde/Governo Federal)
Marcio Rachkorsky: O relacionamento entre vizinhos virou até tema de série na tela da Globo. Há algumas semanas, estreou na tv […]
A evolução e a inovação de segurança em áreas urbanas: conheça os diferenciais do RS Vigia “O que tem acontecido […]
Qual a responsabilidade do condomínio nas confusões entre moradores e entregadores de aplicativos? Confira orientações do especialista condominial, Marcio Rachkorsky, […]