[Segurança e saúde no trabalho: juntos para minimizar riscos]

Hoje é o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Na RS Serviços, prezamos pela segurança e saúde de nossos colaboradores, dando todo o suporte necessário e treinando-os para realizarem suas funções do modo mais seguro possível.

A RS Serviços possui setor dedicado à Segurança do Trabalho, que adota um conjunto de medidas que minimizam os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, incluindo treinamentos constantes, inclusive in loco, com suporte de equipe robusta para esse fim. “Levamos muito a sério a legislação e possuímos técnicos e engenheiros de segurança do trabalho para fazer a gestão do setor de maneira eficaz”, pontua Clovis Keller, CFO da RS.

E o número de trabalhadores na área só vem crescendo. “A RS aumentou a equipe de técnicos a fim de melhor atender nossas demandas internas e, principalmente, dos nossos clientes”, acrescenta Marco Aurélio, Gerente de Projetos e Desenvolvimento de Pessoas da RS.

Além disso, A RS está em fase de implantação da ISO 45.001, norma para sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional, que visa a redução de lesões e doenças ocupacionais. “A ISO 45.001 demonstra atendimento às Normas Regulamentadoras (NRs) aplicáveis e disponibilização e controle de EPIs (equipamento de proteção individual), que podem minimizar os riscos e perigos na segurança e saúde dos colaboradores da empresa”, explica Ricardo Takeshi, responsável pelo setor Qualidade.

Sobre a data – No dia 28 de abril de 1969 ocorreu uma explosão em uma mina em Virginia, estado norte-americano, que matou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.  A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.121/2005.

O mês de abril como um todo visa conscientizar a população sobre os riscos dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais e suas formas de prevenção, por meio da campanha Abril Verde.