Segurança nas piscinas: atenção no Verão e nas Férias!

Postado em Condomínios. 29 de dezembro de 2023

Verão e férias requerem atenção redobrada para garantir a segurança no uso da piscina nos condomínios.

Afinal, o item de lazer é um ótimo lugar para as crianças e moradores se divertirem e relaxarem, mas também exige alguns cuidados e responsabilidade.

Dessa maneira, a segurança nas piscinas é um assunto sério e deve ser levado em conta por todos os moradores e visitantes.

Acompanhe as orientações do especialista em segurança empresarial e gestor de segurança da RS Serviços, Emerson Januzzi:

Respeite as regras do condomínio

Cada condomínio tem suas próprias normas sobre o uso das piscinas, que devem ser seguidas à risca. Essas regras podem incluir horários, limites de pessoas, uso de equipamentos de proteção, proibição de alimentos e bebidas, entre outras. As regras existem para garantir a segurança, a higiene e o bem-estar de todos.

Cuide da higiene pessoal

Antes de entrar na piscina, tome um banho e lave bem o corpo com sabonete. Evite usar cremes, óleos, perfumes ou maquiagem que possam contaminar a água. Não urine ou cuspa na piscina. Se estiver com alguma ferida, infecção ou doença contagiosa, não entre na piscina.

Supervisione as crianças

As crianças devem estar sempre acompanhadas por um adulto responsável quando estiverem na piscina. É crucial não deixá-las sozinhas ou sem vigilância, mesmo que elas saibam nadar. Oriente-as sobre os riscos de afogamento, choque elétrico, quedas e acidentes. Não permita que as crianças corram, brinquem de empurrar ou pulem na borda da piscina.

Use equipamentos de segurança

Se você não sabe nadar ou tem dificuldade para se manter na superfície da água, procure usar coletes salva-vidas, boias ou braçadeiras a fim de evitar acidentes, como afogamentos. Além disso, esses equipamentos facilitam o socorro em caso de emergência. É fundamental também manter-se atento e dentro dos seus limites.

Evite o consumo de álcool

O álcool pode prejudicar a coordenação motora, o equilíbrio, a percepção e o julgamento. Isso aumenta o risco de afogamento, quedas, lesões e outros acidentes na piscina. Além disso, o álcool pode causar desidratação, hipotermia e alterações na pressão arterial. Se você consumir álcool, espere pelo menos duas horas antes de entrar na piscina.

Saiba o que fazer em caso de emergência

Se presenciar ou se envolver em algum acidente na piscina, mantenha a calma e peça ajuda imediatamente. Acione os socorristas do condomínio ou ligue para o serviço de emergência médica. Se possível, preste os primeiros socorros à vítima até a chegada do atendimento especializado. Mas, atenção, não tente mover a vítima se ela estiver inconsciente ou com suspeita de fratura.

Seguindo essas dicas, é possível aproveitar as piscinas do condomínio com segurança e responsabilidade.

Lembre-se que a segurança nas piscinas depende da colaboração de todos. Respeite as normas, cuide da sua saúde e da dos outros, e divirta-se com moderação.

Condomínios

Aqui, você encontra assuntos sobre Condomínios.